quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dicionário Nordestino

A imagem do São João é super ligada a imagem do nordeste, e não é pra menos, é por lá que acontecem as melhores festas juninas que começam um mês antes e ainda ficam por mais algumas semanas depois do dia de São João (hoje, 24/06). E nada melhor do que uma super nordestina (bem orgulhosa) para fazer pra vocês um mini-dicionário de gírias nordestinas, eu (hahaha). Poderia passar horas só escrevendo sobre isso.. mas aí vão algumas bem interessantes:

Afolozar = afrouxar - "Esta calça está afolozada!"
Arrudiar = dar a volta
Avoroçado = uma pessoa nervosa, agoniada
Avia!! = "Vai logo!", "Ande logo!"
Birilo = grampo de cabelo
Dar uma pisa = dar uma surra
Farda = uniforme escolar
Gaia = chifre
Galalau/Varapau = uma pessoa alta
Mangar/Frescar = debochar, zoar "Pare de ficar mangando de mim!"
Pirangueiro/Amarrado = mão-de-vaca
Resenha = uma coisa/pessoa engraçada
Xêxo = pedrinha
Ximbra = bola de gude

3 comentários:

  1. Adorei o dicionário!!!! Quando fui pra Natal me chamaram de Pirangueira e eu quase batei no coitado do menino!!!! Achei que fosse algo bem pior né..... rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir